O Eco e a Lua

       O Conto a seguir é infantil mas vale muito a pena ler,além de mostrar a ingenuidade de um ursinho,ele traz um bom exemplo de que as vezes achamos que algo é isso mas na verdade é só coisa de nossa imaginação.Esse texto de 1996 da autora Tânia Marília de Queirós Oliveira  pode ser encontrado no  livro Bem te li 2004.

 

   Era uma vez...Um ursinho que vivia pensativo sobre uma árvore e que adorava olhar para a lua.Adorava tanto que decidiu chegar mais perto daquela grande bola branca.Pegou seu barquinho,subiu até a montanha e gritou muito alto:
   __ Olá...E foi aí que um eco respondeu:__ Olá á ,á á... Ele pensou que o eco era a voz da lua respondendo seu cumprimento.
  __Quando é seu aniversário? Perguntou.
  E o eco:_Aniversário?...
  __ Que presente você gostaria de ganhar?
  E o eco: __ Gostaria de ganhar?
  __ Um chapéu? Perguntou o ursinho.
  E o eco mais que depressa: __ Um chapéu...
  O ursinho foi para casa,juntou suas economias e comprou um chapéu.Como a lua era muito alta e difícil de alcançar,ele colocou o chapéu no alto de uma árvore.Nesse dia,quando o ursinho foi observar a lua,ela ainda estava baixa, e por isso,ficou parecendo que usava mesmo um chapéu.
   O tempo passou,a noite chegou,a lua foi subindo no céu e vruuuum... Eis que passa um vento e joga o chapéu no chão,quando enquanto isso o ursinho está dormindo,feliz da vida.
   Quando o dia amanheceu,o ursinho acordou e encontrou o chapéu no chão pertinho da árvore.
   __ Nossa a lua me deu um chapéu em agradecimento,disse ele,quando andava de um lado pro o outro,todo serelepe,com seu chapéu.