Pular para o conteúdo principal

Guaraciaba do Norte Ceará

A Formiguinha e A neve


           O conto infantil A Formiguinha e a Neve  de João de Barro (Braguinha)

                                       

     
    Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para o seu trabalho diário.Já ia muito longe a procura de alimento, quando um floco de neve caiu e prendeu o seu pezinho. 
    
  Aflita, vendo que não podia se livrar da neve, iria assim morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:__Ó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prende o meu pezinho! 
   Mais forte do que eu, é o muro que me tapa. E o sol indiferente nas alturas, falou:__Mais forte do que eu, é o muro que me tapa.
    Olhando, então para o muro, a formiguinha pediu:__Ó muro, tu que és tão forte, que tapas o Sol que derrete a neve, desprende meu pezinho.
     E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:__Mais forte do que eu, é o rato que me rói!
  Voltando-se então, para um ratinho que passava apressado,  a formiguinha suplicou:__Ó rato, tu que és tão forte, que róis o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende meu pezinho. 
      Mas o rato, que também ia fugindo do frio, gritou de longe:__Mais forte do que eu, é o gato que me come!
      Já cansada, a formiguinha pediu ao gato:__Ó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho. 
      
E o gato sempre preguiçoso, disse bocejando: __Mais forte do que eu, é o cão que me persegue! 

       Aflita e chorosa, a pobre formiguinha pediu ao cão:__Ó cão, tu que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho. 
       E o cão, que ia correndo atrás de uma raposa, respondeu sem parar:__Mais forte do que eu, é o homem que me bate! 
       Já quase sem forças, sentindo o coração gelado de frio, a formiguinha implorou ao homem: __
Ó homem, tu que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho.
      E o homem, sempre preocupado com o seu trabalho, respondeu apenas:__Mais forte do que eu, é a morte que me mata.
       Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava, a pobre formiguinha, suplicou:__
Ó morte, tu que és tão forte, que matas o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
  E a morte impassível, respondeu:__Mais forte do que eu, é Deus que me governa!
Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho:__ Meu Deus, tu que és tão forte, que governas a morte, que mata o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
     
E Deus então, que ouve todas as preces, sorriu, estendeu a mão, por cima das montanhas e ordenou que viesse a primavera mesmo instante, no seu carro de veludo e ouro, a primavera desceu por sobre a Terra. Enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.
 E vendo a formiguinha quase morta, gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino encantado.
Onde não há inverno, onde o sol brilha sempre, e onde os campos estão sempre cobertos de flores!
 

 






 
 



 
     




Postagens mais visitadas deste blog

Caricaturas dos famosos

Apresentamos a seguir as mais engraçadas caricaturas e montagens realizadas com famosos do mundo todo sendo cantores,jogadores de futebol e até mesmo o papa não ficou de fora dessa. Divirta-se.2015.

























































O Eco e a Lua

O Conto a seguir é infantil mas vale muito a pena ler,além de mostrar a ingenuidade de um ursinho,ele traz um bom exemplo de que as vezes achamos que algo é isso mas na verdade é só coisa de nossa imaginação.Esse texto de 1996 da autora Tânia Marília de Queirós Oliveira  pode ser encontrado no  livro Bem te li 2004.



   Era uma vez...Um ursinho que vivia pensativo sobre uma árvore e que adorava olhar para a lua.Adorava tanto que decidiu chegar mais perto daquela grande bola branca.Pegou seu barquinho,subiu até a montanha e gritou muito alto:
   __ Olá...E foi aí que um eco respondeu:__ Olá á ,á á... Ele pensou que o eco era a voz da lua respondendo seu cumprimento.
  __Quando é seu aniversário? Perguntou.
  E o eco:_Aniversário?...
  __ Que presente você gostaria de ganhar?
  E o eco: __ Gostaria de ganhar?
  __ Um chapéu? Perguntou o ursinho.
  E o eco mais que depressa: __ Um chapéu...
  O ursinho foi para casa,juntou suas economias e comprou um chapéu.Como a lua era muito al…

7 Erros do Chaves

Divirta-se com o jogo dos 7 erros especial do Chaves criado em 2014 pela SKp Mídia.


   Encontrou? Veja agora a Resposta.